top of page

O Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará – IG e Marcas Pará foi criado através de Portaria 338 da Secretaria de Turismo, em 07 de outubro de 2016 com a participação de 32 Institituições governamentais e não governamentais, com o objetivo de estudar, deliberar e propor diretrizes e políticas governamentais para a implantação de uma Política Estadual de Indicações Geográficas, tendo à frente o Prof. Álvaro Negrão do Espírito Santos.

A Gestão 2019/2021, foi exercida pela Engenheira Agrônoma Márcia Tagore, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), juntamente com o Engenheiro Agrônomo Otávio Durans, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Julianna Saraiva da Secretaria de Turismo, exercendo a Secretaria Executiva do Fórum IGMC Pará.

A Gestão de 2021, foi composta por Karine de Almeida Sarraf Bezerra EMATER-PARA, na coordenação, Lúcia Gabriela de Lima Gouvêa Moura da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó, na vice-coordenação e Luciana Pereira Ferreira Centeno e Manuela da Conceição Ribeiro, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), na secretaria executiva.

 

A atual Gestão, eleita em 02 de Junho de 2023, conta novamente com a coordenação da Engenheira Agrônoma Márcia Tagore, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), juntamente com o Engenheiro Agrônomo Otávio Durans, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Secretaria de Turismo do Pará (SETUR).


Congrega 45 instituições com representantes governamentais e da sociedade civil organizada comprometidas e dispostas a trabalhar pelo desenvolvimento dos produtos e serviços representativos da sociobiodiversidade da Amazônia, cuja base está fundamentada na valorização do reconhecimento, proteção e divulgação das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas conformados pela identidade territorial.


O Fórum apresentou ao Governo do Estado uma proposta de Programa Estadual de incentivo as indicações geográficas e marca coletiva do Estado do Pará. Este programa foi encaminhado pelo Governador a Alepa e no dia 23/04/2024, foi aprovado e, se encontra para sanção pelo Governador. O Programa prevê a continuidade das atividades do Fórum, composto por um conselho gestor de organizações do Estado e organizações da sociedade civil, com a continuidade dos componentes que hoje participam da indicação geográfica na condição de instituições parceiras.

bottom of page