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O Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará – IG e Marcas Pará foi criado através de Portaria 338 da Secretaria de Turismo, em 07 de outubro de 2016 com a participação de 32 Institituições governamentais e não governamentais, com o objetivo de estudar, deliberar e propor diretrizes e políticas governamentais para a implantação de uma Política Estadual de Indicações Geográficas, tendo à frente o Prof. Álvaro Negrão do Espírito Santos.

A Gestão 2019/2021, foi exercida pela Engenheira Agrônoma Márcia Tagore, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), juntamente com o Engenheiro Agrônomo Otávio Durans, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Julianna Saraiva da Secretaria de Turismo, exercendo a Secretaria Executiva do Fórum IGMC Pará.

A Gestão de 2021, foi composta por Karine de Almeida Sarraf Bezerra EMATER-PARA, na coordenação, Lúcia Gabriela de Lima Gouvêa Moura da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó, na vice-coordenação e Luciana Pereira Ferreira Centeno e Manuela da Conceição Ribeiro, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), na secretaria executiva.

 

A atual Gestão, eleita em 02 de Junho de 2023, conta novamente com a coordenação da Engenheira Agrônoma Márcia Tagore, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), juntamente com o Engenheiro Agrônomo Otávio Durans, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Secretaria de Turismo do Pará (SETUR).


Congrega 38 instituições com representantes governamentais e da sociedade civil organizada comprometidas e dispostas a trabalhar pelo desenvolvimento dos produtos e serviços representativos da sociobiodiversidade da Amazônia, cuja base está fundamentada na valorização do reconhecimento, proteção e divulgação das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas conformados pela identidade territorial.


Para efetivar as ações do Fórum, em 2019 foram criados 5 Grupos de Trabalho, cuja composição se dá por adesão, tendo como base fixa a participação da coordenação e da secretaria executiva do Fórum.


GT1 de Políticas Públicas tem como principal objetivo trabalhar a base legal de constituição do PROGRAMA ESTADUAL DE IG E MC DO ESTADO; 


GT2 de IG e Marcas Coletivas concedidas ou em processo junto ao INPI apoia atualmente as ações e demandas da IG do Cacau de Tomé-Açu, IG do Queijo do Marajó, IG de Farinha de Bragança, e a Marca Coletiva AÍRA; 


GT3 de IG e Marcas Coletivas potenciais tem como foco as demandas de potenciais IG e MC;


GT4 de Comunicação e Infraestrutura busca estruturar o Fórum, inclusive com plataforma digital como esta, que é fruto do trabalho desse grupo;


o GT5 foi criado para organizar e realizar o Seminário Internacional de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará – SIGEMA, que passa a ser um evento oficial periódico do Fórum.


São muitos os desafios frente a dimensão e riqueza do Pará, e o Fórum tem o desafio de apoiar as organizações sociais na busca pelo reconhecimento do diferencial de seus produtos ou serviços, com foco no desenvolvimento dos diferentes territórios, envolvendo as múltiplas dimensões sustentáveis, social, ambiental e econômica.

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